Edicase

4 características do gato da raça donskoy

Por EdiCase

Publicado às 12/03/2025 06:00:34
O donskoy chama atenção pela aparência diferente (Imagem: Kekyalyaynen | Shutterstock)
O donskoy chama atenção pela aparência diferente (Imagem: Kekyalyaynen | Shutterstock)

O donskoy, também conhecido como don sphynx, é uma raça de gato originária da Rússia. Segundo a The International Cat Association (TICA), sua história começou em 1987, quando uma mulher resgatou uma gatinha de rua em Rostov-on-Don, notando que ela perdia os pelos com o tempo. Diferentemente de outras raças sem pelos, como o sphynx, a falta de pelagem do donskoy é causada por um gene dominante, tornando-o verdadeiramente único. 

Com uma pele enrugada e aparência exótica, o donskoy pode parecer frágil, mas, na realidade, é um gato forte, musculoso e extremamente ativo. Ele é conhecido por seu temperamento carinhoso e sua necessidade constante de companhia, tornando-se um excelente pet para tutores que desejam um gato interativo e cheio de personalidade. 

Abaixo, conheça mais sobre o gato da raça donskoy! 

1. Aparência física 

A primeira coisa que chama atenção no donskoy é sua aparência singular. Conforme a TICA, sua pele é elástica e apresenta rugas bem-marcadas em várias partes do corpo, como testa, pescoço, ombros e base da cauda. Quanto mais rugas um donskoy tem, mais valorizado ele é dentro do padrão da raça. 

Outro detalhe interessante é que os filhotes podem nascer com diferentes tipos de pelagem: 

  • Born bald: nascem totalmente sem pelos e permanecem assim por toda a vida; 
  • Flocked: parecem sem pelos, mas possuem uma textura aveludada ao toque; 
  • Velour: nascem com uma leve penugem que desaparece gradualmente até os dois anos de idade; 
  • Brush: possuem uma pelagem ondulada ou áspera, mas não são aceitos para competições. 

Além da pele diferenciada, o donskoy tem olhos amendoados e ligeiramente inclinados, orelhas grandes e largas na base, e um corpo musculoso – de porte médio –, mas elegante. Sua cauda é longa e afilada, e suas patas possuem dedos finos e longos. 

socialização com outros pets e até mesmo com estranhos. Ele gosta de interagir e, muitas vezes, se comporta de maneira semelhante a um cachorro, acompanhando o tutor e buscando atenção constantemente. Por sua inteligência, ele também pode aprender truques e até ser ensinado a caminhar na coleira. No entanto, sua necessidade de companhia faz com que ele não goste de passar muito tempo sozinho. 

  • Mais sobre: