6 alimentos minimamente processados e os benefícios
Por Edicase
Publicado às 12/03/2025 15:06:26
A alimentação tem um impacto direto na saúde física e mental, e a escolha das opções mais adequadas faz toda a diferença. Os minimamente processados são opções ricas em nutrientes, que auxiliam no bom funcionamento do organismo e evitam os efeitos negativos dos ultraprocessados, como inflamação e baixa energia.
“Alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, grãos e proteínas magras, são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras, que muitas vezes se perdem em produtos altamente refinados. Além disso, a diminuição do consumo de aditivos, conservantes e ingredientes artificiais encontrados em alimentos processados pode ajudar a prevenir uma série de doenças, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hipertensão”, destaca Luiza Siena, nutricionista e docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.
A dieta baseada em alimentos naturais está associada à melhoria do funcionamento digestivo e à promoção de um peso corporal saudável, pois esses alimentos tendem a aumentar a saciedade, reduzindo a tendência ao consumo excessivo.
Benefícios da alimentação natural
A riqueza de vitaminas, minerais e fibras presentes em frutas, legumes, grãos integrais e carnes frescas, por exemplo, fortalece o sistema imunológico, regula o metabolismo e contribui para a saúde cardiovascular. A saciedade proporcionada por esses alimentos auxilia no controle do peso e na manutenção de uma alimentação equilibrada.
“Em um cenário onde as doenças crônicas não transmissíveis aumentam e o acesso a alimentos de qualidade é muitas vezes um desafio, fazer escolhas alimentares mais conscientes e naturais se torna um dos principais passos para uma vida mais saudável e equilibrada. Incluir em sua dieta alimentos como arroz, feijão, frutas secas, ovos, lentilha e cogumelos, pode garantir o bom funcionamento de seu organismo e contribuir para a manutenção da saúde a longo prazo”, comenta a especialista.
Abaixo, a docente detalha os motivos para o consumo destes alimentos. Confira!
vitamina D, selênio e potássio. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que atuam no combate de radicais livres.
Por Nicholas Montini Pereira