Edicase

7 grãos e sementes benéficos para a saúde 

Por Edicase

Publicado às 12/03/2025 17:37:29
Grãos e sementes devem fazer parte da alimentação (Imagem: New Africa | Shutterstock)

Ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis, os grãos e as sementes são aliados poderosos da saúde. Eles favorecem o bom funcionamento do intestino, promovem saciedade e dão energia. Versáteis e nutritivos, podem ser incluídos em diversas refeições, tornando a alimentação mais completa e benéfica para o corpo e a mente.

Veja, a seguir, 7 grãos e sementes benéficos para a saúde! 

1. Linhaça 

A linhaça é uma ótima fonte de nutrientes essenciais. O estudo “Comparison of phytochemical profiles and health benefits in fiber and oil flaxseeds (Linum usitatissimum L.)“, publicado na revista Food Chemistry, aponta que ela contém fibras, ácidos graxos ômega 3, proteínas e fitoquímicos, que podem trazer benefícios à saúde. Além disso, tanto a semente quanto o óleo de linhaça apresentam forte atividade antioxidante.

2. Chia

Por ser rica em ômega 3, a chia possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir inflamações no organismo. Além disso, contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol, promovendo o aumento do HDL (colesterol bom) e a redução do LDL (colesterol ruim). Seu consumo regular também auxilia no controle da pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

As sementes de girassol ajudam a manter os níveis de energia durante o dia (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

3. Semente de girassol

As sementes de girassol podem ser uma ótima aliada para ajudar a alcançar essa meta diária de proteína. Conforme o U.S. Departament of Agriculture – Agricultural Research Service, em 100 gramas de sementes de girassol, encontramos cerca de 21 gramas de proteína, representando uma quantidade significativa. Além disso, oferecem outras vantagens nutricionais, como gorduras saudáveis e vitaminas, ajudando a manter os níveis de energia estáveis durante o dia.

fibras e proteínas. Esses nutrientes auxiliam na digestão e prolongam a sensação de saciedade, o que pode levar a uma redução natural da ingestão calórica ao longo do dia. Seu consumo regular também favorece o funcionamento do metabolismo e fornece energia de forma equilibrada, tornando-os uma excelente opção para uma alimentação saudável e balanceada.

  • Mais sobre: