4 características do cachorro da raça saluki
Por EdiCase
Publicado às 14/03/2025 11:01:47O saluki é uma das raças de cães mais antigas do mundo, com origens que remontam a milhares de anos no Oriente Médio. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), esses cachorros foram utilizados tradicionalmente para a caça em diversas regiões do deserto, desenvolvendo características únicas de velocidade, resistência e inteligência. Eram tidos como os animais de estimação dos faraós – sendo até mumificados com seus tutores.
Na cultura árabe, eram altamente valorizados e considerados presentes de honra, sendo proibida sua venda ou compra. Essa herança fez com que a raça mantivesse sua nobreza e características distintas ao longo dos anos. Alguns historiadores acreditam que eles são fruto do cruzamento de galgos egípcios e asiáticos.
Abaixo, conheça algumas características do cachorro da raça saluki!
1. Aparência física
O saluki possui uma estrutura corporal leve e aerodinâmica, desenhada para velocidade e resistência. Segundo o padrão da CBKC, sua altura varia entre 58 e 71 cm na cernelha, com fêmeas geralmente menores que os machos. Seu corpo é proporcional, com o comprimento semelhante à altura, embora a raça passe a impressão de ser mais longa devido à sua silhueta magra.
A pelagem do saluki pode ser de dois tipos: longa e franjada, ou curta e lisa. Ambas são sedosas e finas, exigindo cuidados regulares para manter seu brilho e maciez. Todas as cores são permitidas, exceto a tigrada. Sua cauda longa e curvada, geralmente bem franjada, acrescenta imponência ao seu visual aristocrático.