Edicase

6 dicas para manter o cabelo saudável na transição capilar

Por Edicase

Publicado às 26/03/2025 17:52:19
A transição capilar demanda alguns cuidados com os cabelos (Imagem: Iryna Inshyna | Shutterstock)

Nos últimos anos, o cabelo natural tem conquistado cada vez mais espaço e valorização, especialmente os fios ondulados, cacheados e crespos. Esse movimento reflete uma busca por autenticidade, saúde capilar e desconstrução de padrões de beleza impostos por décadas. Para retomar a textura natural, muitas mulheres passam pela transição capilar, um processo que consiste em abandonar o uso de químicas alisantes e permitir que o cabelo cresça sem intervenções químicas.

No entanto, apesar de ser um passo libertador, o processo de transição capilar ainda gera receio em muitas mulheres. Para superar esse desafio, a cabeleireira e Keune Talent, Samantha Cunha, ressalta a importância de adotar uma rotina capilar que respeite as necessidades do fio, permitindo que ele se desenvolva de forma saudável e natural.

Esses cuidados são essenciais para quem, como Isabel Landim, cliente de Samantha Cunha, decidiu abraçar a transição. Ela, que iniciou o processo de transição capilar em 2022, contou que tomou a iniciativa de parar de usar produtos químicos e voltar às origens. Então, procurou um especialista em cabelos cacheados para receber as melhores orientações e passar por essa mudança com mais confiança.

“Eu costumava alisar meu cabelo constantemente, seja com fontes de calor ou com química. Porém, estava vivendo uma fase da minha vida em que buscava algo mais natural, queria voltar ao que era antes. Foi então que decidi procurar ajuda para que meu cabelo retornasse à sua textura natural”, conta Isabel Landim.

Está pensando em passar pela transição também? Confira algumas recomendações para passar por esse processo de maneira mais fácil e garantindo a saúde do cabelo!

cabelos hidratados é cuidar de dentro para fora. Por isso, é preciso manter uma alimentação equilibrada e se hidratar constantemente. Um cabelo saudável vem de um corpo saudável. E a boa notícia é que a receita é simples: beba bastante água, se alimente de forma nutritiva e, claro, tenha paciência. Esses hábitos vão refletir diretamente nos fios durante a transição.

“Não existem milagres ou produtos que retirem completamente a progressiva. A transição capilar é um processo que exige paciência, cuidados e aceitação. Será um momento de esperar o cabelo crescer e de se reconhecer em uma textura diferente. Com as estratégias certas, os fios podem nascer saudáveis e fortalecidos. Lembre-se: é um momento de autoconhecimento, e cada fio que nasce é um passo a mais em direção à sua melhor versão capilar”, conclui.

Por Raeesah Salomão

  • Mais sobre: