Edicase

5 dicas para tornar a limpeza da casa mais prática e funcional

Por Edicase

Publicado às 03/04/2025 16:49:21
A praticidade e manutenção dos ambientes devem ser considerados na hora de reformar ou construir para evitar arrependimentos (Projeto: Cristiane Schiavoni| Imagem: Carlos Piratininga)

Construir ou reformar uma casa envolve muitas decisões que impactam diretamente a rotina dos moradores. Desde a organização dos espaços até a escolha dos materiais, cada detalhe faz a diferença no dia a dia. Questões simples, como onde guardar produtos de limpeza ou como otimizar o espaço do guarda-roupa, podem parecer pequenas, mas influenciam na funcionalidade do lar.

Além disso, fatores como a facilidade de manutenção e a praticidade no uso dos ambientes devem ser considerados para evitar arrependimentos futuros. Para ajudar nesse processo, a arquiteta Cristiane Schiavoni destaca os principais pontos para garantir uma casa mais funcional e prática. Confira!

1. Considere o layout e a limpeza dos ambientes

O primeiro ponto de atenção é a distribuição equilibrada dos ambientes, principalmente quando falamos em espaços pequenos. E pensando na marcenaria, que costuma ser o segredo para o aproveitamento dos espaços, quando são criados muitos moldes grandes fixos e o mobiliário está fixado na parede, fica mais difícil realizar essa limpeza – tanto nos vãos como embaixo da peça.

Por isso, segundo Cristiane Schiavoni, é tão importante pensar em uma estética bonita atrelada a viabilização do processo de higienização da casa. “De repente, podemos tentar um criado com rodilhos, ao invés de uma marcenaria fixa com o objetivo de afastar e limpar ou, então, escolher uma cama e um armário que não abram espaço para a poeira. Na arquitetura de interiores, são infinitas as possibilidades que poderão simplificar — e muito — a rotina de uma família”, explica.

cores claras, que inevitavelmente aparentam acumular mais sujeira. No contraponto, o couro ou as versões impermeáveis simplificam o processo: basta passar um pano.

Mais delicados também são os acolchoados, que precisam secar e demandam mais cuidados. No tocante aos tapetes, quanto mais claro e mais cheio de pelos, mais dificultoso se apresenta para a higienização. Para as cortinas, existem tecidos sintéticos que possibilitam a lavagem na máquina de lavar.

Por Glaucia Ferreira

  • Mais sobre: