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5 dicas para aplicar o Feng Shui no ambiente de trabalho

Por Edicase

Publicado às 12/04/2025 16:42:20
Um ambiente de trabalho organizado favorece a saúde mental dos colaboradores (Imagem: metamorworks | Shutterstock)
Um ambiente de trabalho organizado favorece a saúde mental dos colaboradores (Imagem: metamorworks | Shutterstock)

O local de trabalho pode impactar diretamente o bem-estar e o rendimento. Um ambiente organizado e agradável não apenas facilita a execução das atividades cotidianas, mas também favorece a saúde emocional e corporal, diminuindo a tensão e estimulando o engajamento. Portanto, investir em espaços equilibrados e funcionais é fundamental para aprimorar tanto a qualidade de vida e saúde mental dos colaboradores quanto os resultados profissionais.

Com a atualização da Norma Regulamentadora n.º1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que define as diretrizes para a segurança e saúde no trabalho, as empresas têm até o final de maio de 2025 para implementar medidas que garantam a saúde mental dos colaboradores. A nova legislação equipara o bem-estar mental a outros fatores de risco ocupacional, como agentes biológicos e químicos. 

Isso significa que as empresas devem adotar uma postura proativa, criando estratégias para prevenir o desgaste emocional, como programas de apoio psicológico, avaliações contínuas do ambiente de trabalho e iniciativas que promovam um clima organizacional positivo. Além disso, empresas que se adequarem às novas normas poderão obter o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, um reconhecimento governamental para aquelas que priorizam o bem-estar de seus funcionários.

5. Organização

Ambientes desorganizados podem gerar ansiedade e afetar a produtividade. Criar espaços de armazenamento eficientes e manter a mesa sempre limpa são práticas fundamentais para um fluxo de trabalho mais equilibrado e produtivo.

Por Paula de Paula

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