Edicase

5 livros de poesia para ler com as crianças

Por EdiCase

Publicado às 13/04/2025 18:04:25
A poesia é uma aliada no desenvolvimento das crianças (Imagem: StockPhotoDirectors | Shutterstock)
A poesia é uma aliada no desenvolvimento das crianças (Imagem: StockPhotoDirectors | Shutterstock)

Mais do que uma fonte de entretenimento, a literatura desempenha um papel importante no desenvolvimento humano. Tal percepção é reforçada por especialistas, como o professor e teórico Antonio Candido, que, por meio do seu conceito de “direito à literatura”, equipara a arte literária a direitos fundamentais, como moradia e saúde. Para ele, a fabulação proporcionada pela leitura é tão importante quanto sonhar durante o sono.

Quando se fala de infância, a literatura é ainda mais relevante, tendo em vista sua importância para a formação do ser humano desde os primeiros anos de vida. “Garantir o acesso à literatura desde a infância ajuda a assegurar o direito das crianças a um desenvolvimento pleno, ampliando suas possibilidades de expressão e compreensão do mundo”, afirma Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura.

De acordo com a profissional, a poesia é uma ótima aliada no desenvolvimento das crianças. “Além de atuar na construção de repertório, na ampliação de vocabulário e no desenvolvimento cognitivo, a poesia infantil é uma oportunidade para estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia”, explica.

Para ajudar na hora de escolher uma boa poesia infantil, a especialista lista 5 livros que vão incentivar a imaginação da criançada. Confira!

1. Bichário

Em “Bichário”, o autor cria um diário de bichos para anotar suas impressões poéticas sobre diversos animais (Imagem: Divulgação | Editora Formato)
Capa do livro

Com uma deliciosa brincadeira com o ritmo, as palavras, a rima e a forma, Otoniel S. Pereira cria um diário de bichos, o “Bichário”, para anotar suas impressões poéticas sobre diversos animais. As ilustrações criativas de Angelo Abu enriquecem ainda mais a obra, compondo um verdadeiro tributo à natureza, à literatura e à arte da linguagem.

leitor é convidado para conhecer um mundo de emoções e reflexões sobre a vida, explorando as nuances da existência, a beleza das pequenas coisas e a importância de apreciar o momento presente.

Por Mariany Alves Bittencourt

  • Mais sobre: