Edicase

6 dicas para facilitar a adaptação do animal com a chegada do bebê

Por EdiCase

Publicado às 14/04/2025 06:34:20
Adaptar o pet à chegada do bebê garante que ele se sinta acolhido durante as mudanças na rotina (Imagem: Daniel Besic | Shutterstock)
Adaptar o pet à chegada do bebê garante que ele se sinta acolhido durante as mudanças na rotina (Imagem: Daniel Besic | Shutterstock)

A vinda de um bebê representa uma mudança significativa na rotina familiar, impactando também os animais de estimação que já vivem na casa. Por isso, é essencial antecipar essa adaptação, promovendo uma ambientação gradual para que o pet aceite as novidades com tranquilidade. Assim, ele se ajusta ao novo contexto com mais facilidade, garantindo uma relação harmoniosa e cheia de carinho entre todos os membros da família.

“É essencial que a família implemente práticas que o acolham e o façam se acostumar às mudanças que estão acontecendo. Assim, o animal pode criar uma relação de afeto saudável com o novo membro”, explica Marina Meireles, veterinária comportamentalista no Nouvet, centro veterinário de São Paulo.

A seguir, a veterinária lista algumas dicas para facilitar a adaptação do animal com a chegada do bebê!

1. Fique atento aos sinais de desconforto  

A Marina Meireles ressalta a atenção para os sinais de desconforto que o pet pode apresentar em relação às mudanças, tais como:

  • Se ele está fazendo as necessidades onde não costuma fazer;
  • Se deixa de comer;
  • Se está se mostrando ciumento;
  • Se busca ficar mais isolado;
  • Se procura mais a atenção dos tutores. 

Todos esses fatores devem ser observados e apresentados a um veterinário comportamental para entender a melhor forma de resolver, de preferência, antes da chegada do recém-nascido.

consultas periódicas antes e após a criança nascer ajudam a controlar doenças e pulgas, bem como manter as vacinas em dia. Também é um momento especial dedicado ao pet para avaliar sua saúde mental e comportamentos frente às mudanças.

Por Giovana Macedo

  • Mais sobre: