Edicase

6 dicas para incluir peixe na dieta da Semana Santa

Por Edicase

Publicado às 14/04/2025 16:42:26
A escolha e o preparo do peixe são essenciais para aproveitar os seus nutrientes (Imagem: Stacey Green | Shutterstock)
A escolha e o preparo do peixe são essenciais para aproveitar os seus nutrientes (Imagem: Stacey Green | Shutterstock)

Com a chegada da Semana Santa e da Páscoa, o consumo de peixes cresce nas mesas dos brasileiros. Além de fazer parte da tradição religiosa, o alimento se destaca pelos inúmeros benefícios à saúde. Mas, para aproveitar tudo o que ele tem a oferecer, é preciso estar atento à escolha, ao preparo e à frequência no cardápio. 

Abaixo, confira 6 orientações práticas para consumir peixe de forma segura e saudável na Semana Santa!

1. Aposte nos benefícios do peixe

Rico em proteínas de alto valor biológico, ômega 3, ômega 6, vitaminas e minerais essenciais, como ferro, cálcio e fósforo, o peixe é um aliado importante da saúde. “Incluir peixes regularmente na dieta traz benefícios como melhora da memória e da concentração, fortalecimento de ossos e dentes, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e até redução de processos inflamatórios”, destaca a nutricionista Nelly Aparecida Yoneyama, gerente de Operação Nutrição e Hotelaria Regional da Rede D’Or.

tem alergia. Vale lembrar que nem todo alérgico a peixe é alérgico a frutos-do-mar — e vice-versa. Em caso de dúvidas ou reações, o ideal é procurar orientação médica.

Por Samara Meni

  • Mais sobre: