Edicase

8 dicas para ensinar o papagaio a falar

Por EdiCase

Publicado às 15/04/2025 07:12:35
Os papagaios podem reproduzir falas humanas (Imagem: Creative Wright | Shutterstock)

Os papagaios são aves originárias principalmente da América do Sul, África e Oceania. No Brasil, espécies como o papagaio-verdadeiro são bastante comuns e admiradas por sua beleza, inteligência e comportamento sociável.

Com penas coloridas, bico curvo e garras fortes, esses animais são muito expressivos e desenvolvem laços afetivos com seus tutores. Além disso, são muito observadores, gostam de interagir e aprendem por repetição, o que contribui para sua fama de “aves falantes”. 

Apesar de parecerem falar como humanos, os papagaios não possuem cordas vocais como nós. Eles utilizam a siringe — um órgão vocal presente nas aves — que permite a emissão de uma grande variedade de sons, incluindo palavras da linguagem humana.

Esses sons são imitados com base na repetição e associação com situações, vozes ou objetos. Ou seja, o papagaio não entende o significado das palavras como uma pessoa, mas pode aprender a repeti-las com alguma lógica. 

Com paciência, dedicação e algumas estratégias simples, é possível estimular seu papagaio a imitar palavras e se comunicar de forma divertida. Veja! 

1. Escolha o melhor momento do dia para ensinar

O papagaio aprende melhor quando está relaxado, calmo e prestando atenção no tutor. Por isso, é importante observar a rotina da ave e perceber em quais horários ela está mais disposta e ativa. Normalmente, isso ocorre no início da manhã ou no fim da tarde, após um bom descanso. 

Evite realizar os treinos quando o animal estiver com fome, cansado ou agitado. Sessões curtas, de 10 a 15 minutos, são suficientes e evitam o estresse. Manter uma rotina diária de treinos nesses horários pode fazer muita diferença no aprendizado. 

8. Vá aumentando o vocabulário aos poucos

Depois que o papagaio já estiver confortável com algumas palavras, você pode começar a ensinar outras novas. Mas o ideal é introduzir uma palavra de cada vez, para não confundir a ave. Só passe para a próxima quando ele estiver dominando bem a anterior. Frases curtas também podem ser ensinadas aos poucos, dividindo em partes para facilitar a memorização. 

  • Mais sobre: