Edicase

5 formas de proteger os bebês da bronquiolite

Por Edicase

Publicado às 15/04/2025 17:05:48
A bronquiolite é uma doença comum entre os bebês (Imagem: Nastyaofly | Shutterstock)
A bronquiolite é uma doença comum entre os bebês (Imagem: Nastyaofly | Shutterstock)

A bronquiolite, causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), é um dos principais motivos de internação de bebês com menos de 1 ano no Brasil. Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, nas últimas quatro semanas, o VRS foi responsável por cerca de 45% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sobretudo em crianças de até 2 anos. 

A bronquiolite é uma infecção respiratória que afeta os bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões. Os sintomas mais comuns incluem tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar, febre, coriza e apetite reduzido. Em casos graves, a doença pode causar insuficiência respiratória e exigir internação hospitalar. Ao notar qualquer sintoma, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Com a chegada do outono e a maior circulação do vírus, a atenção à saúde dos pequenos deve ser redobrada. Para auxiliar pais e cuidadores, o Dr. Alberto Chebabo, infectologista do laboratório Sérgio Fraco e Bronstein, lista cinco medidas para proteger os bebês da bronquiolite. Confira!

vacinas, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, o anticorpo monoclonal fornece anticorpos prontos para agir no organismo do bebê. Essa imunização passiva garante proteção imediata e é considerada segura, inclusive para prematuros e bebês de baixo peso, como explica o infectologista. 

Por Rachel Lopes

  • Mais sobre: