Edicase

4 mitos e verdades sobre doenças cardiovasculares em jovens

Por Edicase

Publicado às 15/04/2025 18:12:07
A presença de problemas cardíacos em pessoas com menos de 50 anos tem se tornado cada vez mais comum (Imagem: Photoroyalty | Shutterstock)

O cuidado com a saúde do coração não é exclusivo da terceira idade. Dados do Ministério da Saúde mostram que as doenças cardiovasculares ainda ocupam o topo das causas de morte no Brasil. Contudo, agora, com um agravante: o número de pessoas entre 18 e 50 anos afetados por essas condições vem crescendo significativamente.

Segundo o Dr. Alexandre Siciliano, cirurgião cardíaco do Hospital São Lucas Copacabana (Rede Américas), casos de hipertensão e doença arterial coronariana (DAC) estão sendo diagnosticados com mais frequência nessa faixa etária.

A seguir, veja quatro mitos e verdades sobre o surgimento das doenças cardiovasculares em jovens!

1. Pessoas mais novas não têm sintomas de doenças do coração

Mito. Uma doença cardiovascular apresenta diversos sintomas marcantes além da dor no peito, e isso ocorre também em jovens. O infarto agudo do miocárdio, por exemplo, é caracterizado por falta de ar, tonturas que não passam, queimação no estômago e suor excessivo, independentemente da idade. Nas mulheres, seus sinais podem ser mais sutis, como dores na mandíbula, no pescoço e nas costas, além da sensação de desconforto no estômago.

“Os sinais em pessoas mais jovens podem não ser tão evidentes, mas eles existem e devem ser reconhecidos. Não conseguir acompanhar o ritmo de caminhada de outras pessoas da mesma idade ou ficar cansado com facilidade, além de passar mal com frequência, com episódios recorrentes de tonturas e até mesmo desmaios, podem indicar que o coração não está bem”, detalha o Dr. Alexandre Siciliano.

tabagismo, e os danos à saúde são cumulativos”, finaliza.

Por Paula Borges

  • Mais sobre: