Edicase

Veja como tornar a Páscoa dos animais divertida e segura

Por EdiCase

Publicado às 26/04/2025 14:53:07
As brincadeiras divertem e estimulam os pets durante a Páscoa (Imagem: Rita_Kochmarjova | Shutterstock)
As brincadeiras divertem e estimulam os pets durante a Páscoa (Imagem: Rita_Kochmarjova | Shutterstock)

A Páscoa é um período repleto de afeto, partilhas em família e momentos lúdicos que encantam crianças e adultos. Entre celebrações religiosas e tradições, como a famosa caça aos ovos, os lares brasileiros se enchem de sabores e alegria. Com a crescente presença dos pets como membros da família, surge também o desejo de os envolver nessas ocasiões especiais.

De acordo com a médica-veterinária Mayara Andrade, da GranPlus (BRF Pet), é totalmente possível adaptar a comemoração para incluir os animais de forma segura — desde que alguns cuidados sejam observados, principalmente em relação ao consumo de chocolate.

“Em muitas casas, o chocolate é o grande protagonista das celebrações; ele é um alimento altamente tóxico tanto para os cães quanto para os gatos, causando intoxicações que vão desde as mais leves até casos mais severos, que podem evoluir, dependendo do grau de exposição, até para o óbito […]”, explica. 

brinquedos interativos nos quais seja possível colocar patês ou biscoitos. Isso ajuda a manter o animal entretido por mais tempo e proporciona estímulo mental;
  • Ovos surpresa: dentro de comedouros e brinquedos interativos, esconda petiscos e incentive o pet a encontrar a recompensa. Essa atividade funciona bem para cães e para gatos, que adoram desafios que estimulam seus instintos; 
  • Circuitos e obstáculos: crie um pequeno percurso usando almofadas ou túneis para os animais passarem até encontrar seu petisco favorito no final do trajeto. 
  • “Com algumas adaptações simples, é possível incluir os pets na celebração de Páscoa de maneira saudável e enriquecedora. O mais importante é garantir que eles participem com segurança, sem contato com alimentos tóxicos para eles. Assim, toda a família pode aproveitar esse momento especial, fortalecendo ainda mais o vínculo com seus companheiros de quatro patas”, completa Mayara Andrade.

    Por Roberta Muller

    • Mais sobre: