Edicase

5 filmes para entender a Inconfidência Mineira

Por Edicase

Publicado às 27/04/2025 06:18:05
Ao representar a Inconfidência Mineira, estas produções dialogam com temas como desigualdade e liberdade (Imagem: Max kegfire | Shutterstock)

A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos de independência do Brasil em relação a Portugal durante o Período Colonial, no final do século XVIII. O movimento, liderado por membros da elite local e popular de Minas Gerais, visava à criação de uma república.

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes por ter sido dentista, foi um importante líder da Inconfidência Mineira. Ele nasceu em 1746, na cidade de Ritápolis, Minas Gerais, e foi preso em 1789 por liderar a manifestação e condenado à morte por enforcamento.

Em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, sua execução aconteceu. Tiradentes teve o corpo esquartejado e exposto em praça pública como exemplo para outros possíveis revoltosos. Ao longo dos anos, tornou-se um símbolo de luta pela independência do Brasil e é considerado um herói nacional. O dia de sua morte é feriado no Brasil e conhecido como Dia de Tiradentes.

Para saber mais sobre a história, confira 5 filmes que se destacam pela forma como retratam a Inconfidência Mineira, mostrando a complexidade das questões políticas e sociais que cercaram o movimento.

1. Tiradentes (1999)

“Tiradentes” narra a história de Joaquim José da Silva Xavier (Imagem: Reprodução digital | RioFilme)

O longa narra a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira. O filme, dirigido por Oswaldo Caldeira, segue a trajetória de Tiradentes desde sua infância até sua morte na forca, retratando a conspiração dos inconfidentes contra a opressão colonial portuguesa. A produção aborda temas como a luta pela independência, a corrupção e a desigualdade social.

Onde assistir: YouTube.

  • Mais sobre: