Edicase

6 alimentos de Páscoa tóxicos para animais de estimação

Por EdiCase

Publicado às 29/04/2025 10:24:15
É importante manter alimentos da Páscoa longe dos pets (Imagem: Regina Erofeeva | Shutterstock)

Na Páscoa, nada mais comum que nos entregarmos às delícias culinárias que marcam essa época festiva. No entanto, enquanto humanos desfrutam dos prazeres do chocolate e outros quitutes, nossos queridos animais de estimação podem enfrentar riscos consideráveis com o consumo de determinados alimentos.

Por isso, com ajuda de Carla Maion, veterinária nutróloga de cães e gatos do Veros Hospital Veterinário, listamos alguns alimentos que podem colocar a saúde dos animais em risco e cuidados importantes para se ter nesta época do ano. Confira!

1. Chocolate

O chocolate contém teobromina e cafeína, substâncias tóxicas para cães e gatos. O consumo de chocolate pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsões e até mesmo a morte, dependendo da quantidade ingerida e do tamanho do animal.

Alimentos liberados para os animais

Durante as festas e datas comemorativas, optem por petiscos específicos para pet, mas tenha cuidado até mesmo com chocolates feitos para cachorros; eles não são tóxicos; porém, se o seu pet tiver algum tipo de sensibilidade alimentar, eles podem agravar alguma questão já existente. Além disso, procure petiscos naturais e sempre busque orientação do médico-veterinário.

Por Daniel de Oliveira e Redação EdiCase

  • Mais sobre: