Edicase

10 respostas para dúvidas sobre o novo RG Animal 

Por EdiCase

Publicado em 02/05/2025 10:22:47
O RG Animal facilita a identificação de cães e gatos (Imagem: Planalto | Divulgação)

O Governo Federal lançou, no dia 17 de abril de 2025, o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, conhecido como SinPatinhas. A iniciativa tem como objetivo principal promover o bem-estar de cães e gatos por meio da criação de um banco de dados nacional que reúne informações importantes sobre os animais de estimação no Brasil. A plataforma permite que tutores, prefeituras e organizações de proteção animal façam o registro oficial dos pets sob sua responsabilidade. 

Com esse registro, é gerada uma carteirinha digital de identificação — popularmente chamada de RG Animal — que contém um número único e um QR Code. Esse código pode ser impresso ou colocado em uma plaquinha na coleira do pet, e, caso o animal se perca, qualquer pessoa poderá escanear o código e entrar em contato com o tutor, facilitando o reencontro. 

Além de ajudar na localização, o sistema também será usado para organizar dados sobre castração, vacinação e microchipagem, contribuindo para o controle populacional e o combate ao abandono. Além disso, será possível entender quantos animais vivem em cada região, quais já passaram por procedimentos de saúde preventiva e como as políticas públicas podem ser melhor direcionadas. 

A seguir, confira 10 respostas para dúvidas sobre o novo RG Animal! 

10. Como o SinPatinhas contribui para políticas públicas? 

O SinPatinhas reúne dados essenciais sobre a população de cães e gatos no Brasil, como quantos existem, quantos foram castrados ou microchipados e onde estão. Esses dados são fundamentais para direcionar esforços do Governo Federal, promover políticas eficazes e baseadas em resultados, além de combater o abandono e os maus-tratos. 

  • Mais sobre: