Edicase

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já pode ser solicitada

Por EdiCase

Publicado em 02/05/2025 15:34:58
Estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Imagem: Brenda Rocha - Blossom | Shutterstock)

O pedido de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 pode ser feito até o dia 25 de maio. Para ter direito ao benefício, é necessário fazer a solicitação exclusivamente pela Página do Participante, com o login único do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.

O processo é totalmente gratuito e basta informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, iguais aos cadastrados na Receita Federal, para iniciar o pedido. A seguir, confira como ter o direito a isenção e quando os resultados serão liberados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira):

Quem pode pedir a isenção?

O Inep prevê a gratuidade para:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025), em qualquer modalidade de ensino (regular ou educação de jovens e adultos – EJA);
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Estudantes com renda mensal igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025);
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Baseado nesta lista, os candidatos deverão comprovar o cumprimento dos requisitos para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem. Os documentos aceitos para a solicitação da gratuidade estão descritos no Anexo II do edital. Entre eles, a declaração escolar que comprove estar cursando a última série do ensino médio em 2025 na rede pública e comprovante da renda declarada.

bem-estar físico e emocional é indispensável para um bom desempenho nos estudos. “Sono, alimentação equilibrada e pausas são tão importantes quanto o conteúdo. O equilíbrio ajuda na memorização e rendimento”, finaliza Caio Temponi.

Por Tayanne Silva

  • Mais sobre: