5 dicas para construir uma boa relação familiar com a sogra
Por Edicase
Publicado em 03/05/2025 14:43:24
A figura da sogra costuma estar envolta em estereótipos — muitos deles reforçados por piadas e representações culturais —, mas a verdade é que ela desempenha um papel importante na dinâmica familiar. Em alusão ao Dia da Sogra, comemorado em 28 de abril, a psicóloga Tamires Fernandes Rosa, especialista em relacionamentos, compartilha dicas valiosas para tornar essa convivência mais saudável e harmoniosa. Confira!
1. Entenda que a relação com a sogra envolve adaptação de ambos os lados
Quando um relacionamento começa, ele não une apenas duas pessoas, mas também duas famílias. Todavia, isso pode gerar inseguranças e tensões. “Um dos momentos mais delicados é a interação com a sogra, que, em alguns casos, pode ter dificuldade em aceitar que seu(sua) filho(a) está construindo uma nova fase da vida. Da mesma forma, o genro ou a nora podem sentir receio de não serem aceitos”, explica Tamires Fernandes Rosa.
Segundo a psicóloga, é importante respeitar o espaço de cada um nesse tipo de relação. “O desafio está em estabelecer um equilíbrio saudável, onde mãe e parceiro(a) tenham seus espaços respeitados“, recomenda.
casal — sobre casamento, filhos, decisões de vida. “Cobranças familiares sempre existirão. O importante é que o casal saiba definir seus próprios tempos e limites. Responder a essas expectativas com firmeza e empatia ajuda a evitar desgastes e garante que as decisões sejam feitas de forma consciente e respeitosa”, finaliza a especialista.
Por Sarah Monteiro