Edicase

6 dicas para consumir o café sem prejudicar os dentes

Por Edicase

Publicado em 04/05/2025 16:37:33
Beber café de forma saudável é possível, desde que seja combinado com práticas de higiene adequadas e moderação (Imagem: Krakenimages.com | Shutterstock)
Beber café de forma saudável é possível, desde que seja combinado com práticas de higiene adequadas e moderação (Imagem: Krakenimages.com | Shutterstock)

Para muitos brasileiros, o dia só começa depois de uma boa xícara de café. Além de ser uma paixão nacional, a bebida é um símbolo de hospitalidade e produtividade. O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo em sacas, atrás somente dos Estados Unidos. Mas é o primeiro per capita, com 5,01 kg/hab. por ano, de café torrado e moído, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

No entanto, essa rotina prazerosa pode trazer desafios quando se trata de saúde bucal. “O consumo diário de café, especialmente com adição de açúcar, está associado ao escurecimento dos dentes e ao desgaste gradual do esmalte. Isso ocorre devido à ação dos taninos, compostos fenólicos com alto poder de pigmentação presentes na bebida”, explica a cirurgiã-dentista Laís Lopes, gerente pedagógica do Grupo Kefraya, holding educacional voltada para odontologia e medicina.

Prejuízos do café para os dentes

Mesmo sendo uma bebida natural e repleta de compostos bioativos, o café, quando consumido sem os devidos cuidados, pode comprometer a aparência e a resistência do esmalte dentário. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), aproximadamente 12 milhões de brasileiros buscam tratamentos de clareamento dental por ano — reflexo da crescente preocupação com a estética do sorriso.

A dentista destaca ainda que, embora o café por si só não cause doenças mais graves, seu consumo excessivo e a falta de higiene bucal adequada podem favorecer o surgimento das chamadas doenças periodontais — infecções nos tecidos que sustentam os dentes, como gengiva e osso.

“Inicialmente, elas se manifestam como gengivite, com vermelhidão, inchaço e sangramento. Se não tratadas, podem evoluir para periodontite, que pode comprometer o osso e até levar à perda dentária”, alerta Laís Lopes.

O cuidado com a saúde bucal é essencial para evitar o desgaste do esmalte amolecido pela acidez do café (Imagem: Rido | Shutterstock)

saúde bucal está diretamente ligada ao bem-estar geral, e a prevenção continua sendo o caminho mais eficaz e seguro”, finaliza Laís Lopes.

Por Ana Coelho

  • Mais sobre: