11 benefícios da água de coco para a saúde
Por Edicase
Publicado em 05/05/2025 15:09:44
A água de coco é uma bebida muito popular entre os brasileiros, especialmente por seu sabor leve e refrescante. Ela pode ser encontrada com facilidade em diversos lugares, como praias, feiras e supermercados. Por ser natural e nutritiva, costuma ser bastante consumida durante os dias quentes, ajudando na hidratação do corpo.
O aumento da procura por água de coco especialmente no calor, por exemplo, movimenta até mesmo os negócios. De acordo com Hélcio Oliveira, presidente da Copra Alimentos, a empresa tem um aumento de, aproximadamente, 30% das vendas da água de coco no período de setembro a março. “A água de coco é a estrela do verão. É uma bebida super nutritiva e refrescante, que tem ótimos benefícios para a saúde”, afirma.
Benefícios da água de coco para a saúde
Conforme o nutricionista Filipe Oliveira, a água de coco é rica em eletrólitos e minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e fósforo. “Esses minerais são fundamentais para a função muscular, equilíbrio eletrolítico e saúde óssea”, explica.
A bebida também possui algumas vitaminas do complexo B, e enzimas naturais que podem ajudar na digestão, facilitando a absorção de nutrientes pelo corpo. E não para por aí: a água de coco possui ainda aminoácidos essenciais que contribuem para a construção e a reparação dos tecidos do corpo.
“Água de coco é uma opção hidratante e saudável, especialmente quando comparada a algumas bebidas industrializadas. Incorporá-la à rotina pode ser uma maneira deliciosa e natural de manter o corpo bem nutrido e hidratado. É uma bebida que existe em abundância aqui no Brasil e precisamos aproveitar mais os benefícios a favor da nossa saúde”, afirma Filipe Oliveira.
A seguir, confira outros benefícios que o consumo regular de água de coco pode trazer para a saúde!
11. Prevenção de pedras nos rins
A água de coco tem ação diurética natural, estimulando a eliminação de líquidos e prevenindo o acúmulo de sais. Rica em potássio, ajuda a equilibrar o pH da urina e reduzir o risco de pedras nos rins.
Por Mariana Spelta e Redação EdiCase