Edicase

5 mitos e verdades sobre as fibras alimentares

Por Edicase

Publicado em 06/05/2025 17:56:34
As fibras são fundamentais para o funcionamento correto do organismo (Imagem: Tatjana Baibakova | Shutterstock)

As fibras alimentares desempenham um papel essencial na manutenção da saúde, atuando na regulação do intestino, no controle do colesterol, na prevenção de doenças crônicas e na promoção de uma microbiota intestinal equilibrada.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado para adultos é de, no mínimo, 25 g de fibras. No entanto, a maioria das pessoas consome menos da metade dessa quantidade. 

“De acordo com um estudo publicado no The Lancet, dietas ricas em fibras estão associadas a uma redução de até 30% no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer colorretal”, comenta a nutricionista Fabiana Cremer García, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife. 

A seguir, veja os principais mitos e verdades sobre as fibras alimentares e como incluí-las na dieta! 

consumo diário de 3 gramas de betaglucano de aveia pode reduzir o colesterol LDL e o colesterol total. 

Além disso, a fibra pode desempenhar um papel importante na redução do risco de diabetes tipo 2, a forma mais comum de diabetes. Ao retardar a absorção de açúcar no intestino, a fibra ajuda a prevenir picos nos níveis de glicose no sangue, contribuindo assim para um melhor controle glicêmico.

Por Yasmin Berlezi

  • Mais sobre: