Edicase

8 raças de cachorros mais saudáveis 

Por EdiCase

Publicado em 07/05/2025 10:47:19
Além dos fatores externos, a genética também influencia a saúde dos cachorros (Imagem: otsphoto | Shutterstock)
Além dos fatores externos, a genética também influencia a saúde dos cachorros (Imagem: otsphoto | Shutterstock)

A saúde de um cachorro depende de diversos fatores: alimentação de qualidade, vacinação em dia, visitas regulares ao veterinário, higiene, exercícios físicos e muita atenção do tutor. Todos esses cuidados são fundamentais para garantir que o animal tenha uma vida longa, ativa e feliz. No entanto, além desses fatores externos, a genética também influencia bastante na saúde dos cães. 

Algumas raças são naturalmente mais saudáveis devido à sua origem, características físicas e ao histórico de criação que priorizou a resistência e a funcionalidade, e não apenas a aparência. Esses cães costumam apresentar menos problemas hereditários, vivem mais e têm menor propensão a desenvolver doenças comuns em outros cachorros. Mas, ainda assim, precisam de cuidados constantes para manter o bem-estar ao longo dos anos. 

Abaixo, confira algumas raças de cachorros mais saudáveis! 

1. Basenji 

O basenji é uma das raças mais antigas do mundo (Imagem: Olha Didenko | Shutterstock)
Cachorro da raça basenji deitado na calcaça

Originário da África Central, o basenji é uma das raças mais antigas do mundo e era utilizado por tribos locais para caça. É um cão de porte pequeno a médio, com pelagem curta e lisa, geralmente em tons de castanho, preto e branco. Uma das características mais marcantes é que ele não late, mas emite sons únicos e agudos. Por ter sido pouco modificado ao longo do tempo, apresenta baixa incidência de doenças hereditárias, sendo muito resistente e com expectativa de vida que pode ultrapassar 14 anos. 

poodle é uma raça originária da Alemanha e popularizada na França. As variedades média e grande são mais resistentes do que os poodles miniatura. Tem pelagem encaracolada que precisa de escovação e tosa regulares, mas apresenta baixa queda de pelos. São cães extremamente inteligentes, afetuosos e ativos. Quando recebem os devidos cuidados, podem viver até 16 anos com excelente saúde. As versões maiores da raça têm menor predisposição a problemas cardíacos e ortopédicos. 

  • Mais sobre: