Edicase

4 dicas para evitar a compulsão alimentar

Por Edicase

Publicado em 07/05/2025 12:50:53
A compulsão alimentar pode trazer diversos problemas de saúde (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)
A compulsão alimentar pode trazer diversos problemas de saúde (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

O desejo incontrolável por um doce ou lanche fora de hora é algo que atinge muitas pessoas. No entanto, quando esse comportamento se torna frequente ou muito intenso, pode comprometer a rotina alimentar. A boa notícia é que existem formas eficazes de lidar com esses impulsos e cultivar uma relação mais equilibrada com a comida.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de transtornos alimentares — quase o dobro da média global, de 2,6%, segundo pesquisa realizada em 2021. Diante desse cenário, fica ainda mais evidente a importância de adotar estratégias para evitar comportamentos que prejudicam com frequência nossos esforços.

Pensando nisso, o Dr. Edson Ramuth, fundador do Emagrecentro, rede especializada em emagrecimento saudável e estética corporal, oferece 4 orientações práticas. Confira!

1. Identificar gatilhos emocionais

Muitas vezes, o desejo de consumir algo está relacionado a sentimentos como estresse, ansiedade ou tédio. Reconhecer essas sensações é um passo essencial. “O emocional tem grande influência nas escolhas alimentares. Aprender a gerenciar os sentimentos de forma positiva é fundamental para evitar o impulso de comer fora de hora”, orienta o especialista.

Ter alimentos saudáveis à disposição ajuda a controlar os impulsos alimentares (Imagem: New Africa | Shutterstock)
Jovem com o cabelo preso e usando camiseta azul, sentada no sofá com uma barra de proteína na mão

equilíbrio. Se você gosta de chocolate, por exemplo, inclua uma porção pequena limitada na sua dieta de forma consciente. Restringir completamente pode gerar frustração e aumentar as chances de um efeito rebote”, finaliza o médico.

Por Islany Oliveira

  • Mais sobre: