Edicase

Entenda as causas da queda de cabelo após a gravidez

Por Edicase

Publicado em 07/05/2025 16:19:01
O cabelo da mulher passa por diversas mudanças durante e após a gestação (Imagem: AYO Production | Shutterstock)
O cabelo da mulher passa por diversas mudanças durante e após a gestação (Imagem: AYO Production | Shutterstock)

Durante a gravidez, muitas mulheres percebem que os cabelos ficam mais bonitos, fortes e cheios. Isso acontece devido às mudanças hormonais, especialmente o aumento do estrogênio, que faz com que os fios cresçam mais e caiam menos.

No entanto, após o parto, é comum que esses hormônios diminuam rapidamente, causando uma queda significativa de cabelo, geralmente a partir do segundo ou terceiro mês depois do nascimento do bebê. Com o tempo, o organismo se reequilibra e os fios voltam a crescer normalmente, geralmente em até um ano.

Para as futuras mamães estarem preparadas para tantas mudanças, a cabeleireira e embaixadora da Keune Haircosmetics Marília Tambasco, que passou por esse processo duas vezes, lista algumas dicas para o cuidado diário com os cabelos. Confira! 

Características do cabelo durante a gestação

Durante esse momento, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona ficam altos. Eles são fundamentais para o desenvolvimento do bebê, mas também atuam diretamente na saúde dos cabelos. Isso porque eles agem diretamente no crescimento dos fios, deixando-os mais brilhantes, fortes e saudáveis. Por isso, é comum que as grávidas vivam a melhor fase dos seus cabelos nesse período — mais cheios, com crescimento acelerado e com luminosidade. 

“Embora o comum seja o fortalecimento dos fios, a queda durante a gestação também pode acontecer, e nesses casos, é necessário procurar um profissional para investigar as condições individuais”, explica Marília Tambasco.  

cabelos voltam a crescer e ganhar força”, reforça a cabeleireira. 

Por Raeesah Salomão

  • Mais sobre: