Edicase

Conheça as causas e os sintomas da fobia social 

Por Edicase

Publicado em 08/05/2025 15:51:36
A fobia social pode causar um sentimento mais intenso do que a timidez (Imagem: Asier Romero | Shutterstock)
A fobia social pode causar um sentimento mais intenso do que a timidez (Imagem: Asier Romero | Shutterstock)

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS), conhecido popularmente como fobia social, é uma condição caracterizada pela ansiedade excessiva e persistente em situações sociais ou que exigem a demonstração de algum tipo de capacidade. “Chega a ser um sofrimento muito mais intenso do que a timidez, que é uma característica da personalidade”, explica o psiquiatra Dr. Gustavo Yamin Fernandes, coordenador da equipe de psiquiatria do Hospital Samaritano Higienópolis, Rede Américas. 

De acordo com o último levantamento do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em 2019, 26 milhões de brasileiros apresentavam fobia social. Contudo, um artigo da Universidade Federal de Santa Maria, intitulado “Terapia Cognitivo-Comportamental da Fobia Social”, aponta que esse número pode ter aumentado no período pós-pandemia da COVID-19. 

Causas da fobia social  

A fobia social não apresenta uma causa específica. Na verdade, ela é considerada multifatorial, podendo estar relacionada a fatores genéticos, ambientais e psicológicos. A psicóloga e neuropsicóloga Paula Orio Carlini explica que os fatores genéticos geralmente incluem hereditariedade e alterações na estrutura cerebral.

Em relação às causas ambientais, elas podem estar relacionadas a experiências negativas, como bullying e rejeição social. As razões psicológicas, por sua vez, podem estar ligadas a um comportamento mais tímido do paciente, assim como suas crenças distorcidas sobre si. 

Sono adequado; 
  • Técnicas de relaxamento. 
  • “Além disso, cultivar uma rede de apoio social e reservar momentos para atividades prazerosas são hábitos que favorecem o equilíbrio emocional”, finaliza. 

    • Mais sobre: