Saiba como estudar meio ambiente para os vestibulares
Por EdiCase
Publicado em 09/05/2025 11:32:59
Com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para acontecer em Belém–PA, as mudanças climáticas passam a representar uma temática ainda mais importante e com grande possibilidade de ser cobrada nos vestibulares aplicados neste ano.
Questões envolvendo impactos econômicos, sociais e ambientais relacionadas ao aquecimento global e aos efeitos do clima devem aparecer com frequência nas provas, além de eventos recentes, como os incêndios florestais que atingiram o estado americano da Califórnia em 2024, devastando bairros inteiros e deixando um rastro de destruição.
É o que indica Heloísa Agudo, autora de Biologia do Sistema de Ensino pH. Temas como o uso de energias renováveis, a redução do uso de descartáveis, o combate ao desmatamento e o fortalecimento da agropecuária sustentável têm ganhado cada vez mais espaço nos conteúdos abordados nas provas de seleção para a faculdade.
“Esses assuntos exigem dos candidatos o domínio de conceitos como clima, ecologia e vegetação, além da capacidade de compreender as relações entre ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e os desequilíbrios ambientais”, comenta.
@icmbio), além de organizações não-governamentais sérias.
“Em um cenário global de emergência climática, estar bem-informado e desenvolver uma visão crítica sobre as questões ambientais é um diferencial importante, tanto para as provas quanto para a formação como cidadão”, finaliza a especialista.
Por Patrícia Buzaid