5 filmes para celebrar a importância das leis trabalhistas
Por Edicase
Publicado em 09/05/2025 14:36:28
Em 01 de maio é celebrado o Dia do Trabalhador. Uma homenagem às conquistas dos trabalhadores durante a história, a data tornou-se um marco social após uma onda de manifestações nos Estados Unidos. Em 1886, cidadãos norte-americanos foram às ruas para reivindicar a redução da carga horária de 13 para 8 horas diárias e, apesar da repressão e violência, conquistaram o direito.
Atualmente, a data é celebrada em países de todos os continentes e serviu de inspiração para diversos filmes premiados no universo cinematográfico, que estimulam os assalariados a lutarem por direitos estabelecidos pelas leis trabalhistas — no caso do Brasil, em especial, 13º salário, férias, adicional noturno, seguro-desemprego, entre outros.
A seguir, confira 5 filmes para celebrar a importância das leis trabalhistas!
1. Revolução em Dagenham (2010)

Na cidade industrial de Dagenham, na Inglaterra, operárias da fábrica da Ford iniciam uma greve marcante. Após serem desvalorizadas como “trabalhadoras não qualificadas” e receberem salários muito mais baixos que seus colegas homens, as mulheres, lideradas pela determinada Rita O’Grady (Sally Hawkins), resolvem reivindicar seus direitos.
Enfrentando o preconceito de dirigentes sindicais, a influência da poderosa Ford e a resistência das autoridades britânicas, elas conseguem transformar uma reivindicação local em um movimento nacional por igualdade de remuneração. Inspirado em eventos reais, o filme mostra com sensibilidade e força como a ação de um grupo de mulheres foi essencial para provocar mudanças significativas nas leis trabalhistas do Reino Unido, resultando na criação da Equal Pay Act de 1970.
Onde assistir: Prime video.
família, que vivem uma situação financeira precária após uma crise. Decidido a superar as dificuldades, ele compra uma van para trabalhar com entregas, enquanto a sua esposa tenta manter o emprego como cuidadora. No entanto, eles percebem que a vida como autônomo não está gerando a renda esperada e, assim, a família começa a entrar em guerra entre si.
Onde assistir: Prime Video.