Edicase

Veja como aprender matemática pode mudar o futuro

Por EdiCase

Publicado em 10/05/2025 06:11:09
É possível aprender matemática de forma leve e divertida (Imagem: SistersStock | Shutterstock)
É possível aprender matemática de forma leve e divertida (Imagem: SistersStock | Shutterstock)

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio. A data homenageia Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, um professor e escritor brasileiro que usava histórias criativas para mostrar como a matemática podia ser interessante e divertida. Ele acreditava que, com imaginação e boas histórias, era possível ensinar a matéria de forma leve e encantadora.

Mesmo presente em absolutamente tudo ao nosso redor, a matemática ainda assusta muita gente. Contudo, para o Professor Daniel Ferretto, fundador da Plataforma Professor Ferretto, o problema nunca foi a disciplina em si, mas como ela é ensinada. “A matemática não nasce difícil. O que falta é o jeito certo de aprender”, explica o profissional, que há mais de uma década se dedica a quebrar a barreira do medo que muitos alunos criam ainda nos primeiros anos escolares.

Nova chance para a matemática

Neste Dia da Matemática, o convite que fica é simples e poderoso: que tal dar uma nova chance para essa matéria? Que tal quebrar o ciclo do medo e descobrir que, sim, você é capaz de aprender? Afinal, como defende o Professor Daniel Ferretto: “A matemática não é só sobre números. Ela é sobre autonomia, confiança e possibilidades. E todo jovem merece sentir isso”. 

Não importa se você é daqueles que sempre fugiu da matemática, se teve um histórico ruim com a matéria ou se já se convenceu de que ‘não nasceu pra isso’. Talvez tudo o que te faltava era alguém que te mostrasse o caminho com paciência, clareza e propósito.

Por Larissa Crippa

  • Mais sobre: