Conheça o charme único de Vitória da Conquista
Por Edicase
Publicado em 14/05/2025 18:20:12Classificada pelo Atlas da Violência como uma das cidades mais seguras da Bahia, Vitória da Conquista é sinônimo de business, mas é também um município que tem um charme único. Situada na região sudoeste do estado, a cidade do interior baiano tem clima ameno quase o ano todo, exceto no inverno, quando os termômetros — acreditem — registram baixas temperaturas. Com quase 400 mil habitantes, concilia o jeitinho baiano de ser com as comodidades urbanas.
A terceira maior cidade da Bahia (só perde para a capital, Salvador, e para Feira de Santana), o município tem completa infraestrutura, oferecendo variadas opções de hotéis, cafés, bares, restaurantes, farmácias, hospitais, bancos, shopping centers, universidades, escolas técnicas e supermercados, entre outros serviços.
Além do Uber e do transporte urbano — a passagem de ônibus custa R$ 3,80 —, conta ainda com o aeroporto Glauber Rocha, distante 18 quilômetros do centro da cidade. O aeroporto movimenta 40 mil pessoas por mês, atendendo todo o sudoeste do Estado e o Norte de Minas Gerais. Gol, Latam e Azul operam no local, possibilitando voos para Salvador (BA), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).
Casa Glauber Rocha
Glauber Rocha nasceu em Vitória da Conquista em 1939 e faleceu em 1981, no Rio de Janeiro. Adquirida pela prefeitura local para abrigar o acervo do cineasta, a casa onde o baiano viveu até os 9 anos ainda pode ser conhecida, ao menos sua fachada — infelizmente está abandonada e um de seus principais problemas é o telhado que desaba aos poucos. Ainda assim, merece a visita. Fica na Rua 2 de Julho, no centro.
Reverenciado como um gênio revolucionário, Glauber Rocha foi um dos fundadores do Cinema Novo e o único brasileiro até o momento que ganhou o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes, na França. Suas obras “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969) são apontadas como alguns dos melhores filmes nacionais.
bebidas, a alimentícia, a têxtil, a de material de construção e as fábricas de plástico. Tem ainda forte atuação na área da agropecuária, com destaque para a produção de café.
Com excelente qualidade de vida, fascinantes redutos verdes, paisagens naturais irretocáveis, lojas, shopping centers e animadas baladas, Vitória da Conquista não se traduz somente em seu ritmo cosmopolita e pelo conforto que oferece como uma cidade urbana. Seduz, sim. E muito! Com o sotaque de sua gente, o icônico jeitinho baiano de ser que acolhe com simpatia e carinho os visitantes!
Por Fabíola Musarra – Revista Qual Viagem