Edicase

6 mitos e verdades sobre a hipertensão

Por Edicase

Publicado em 15/05/2025 12:15:34
A hipertensão é uma doença crônica que precisa de cuidados (Imagem: Chokniti-Studio | Shutterstock)

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, afeta 27,9% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. A doença é silenciosa e perigosa: quando não tratada, pode levar a complicações sérias como infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência renal.

Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado em 17 de maio, o Dr. Diego Gaia, coordenador da Cardiologia do Hospital Santa Catarina – Paulista, comenta os principais mitos e verdades sobre a doença. Confira!

1. A hipertensão sempre causa sintomas

Mito. A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta sintomas. “Por isso ela é chamada de ‘inimiga silenciosa’. A pessoa só descobre que está hipertensa quando mede a pressão ou quando sofre alguma consequência mais grave, como um infarto ou um AVC”, explica o Dr. Diego Gaia.

6. A hipertensão é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares

Verdade. “Pressão alta sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos. Ao longo do tempo, isso favorece a formação de placas, rompimentos arteriais e arritmias. É uma das principais causas de infarto e AVC no Brasil”, finaliza o Dr. Diego Gaia.

Por Amanda Carvalho

  • Mais sobre: