5 benefícios do maxixe para a saúde e como incluí-lo na dieta
Por Edicase
Publicado em 15/05/2025 17:15:47
O maxixe (Cucumis anguria) é um vegetal de origem africana, amplamente consumido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Pertencente à mesma família do pepino e da melancia, ele possui sabor levemente amargo e textura crocante. Rico em vitaminas, minerais e fibras, se destaca como um alimento funcional que pode contribuir para a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar.
Inclusive, conforme o artigo científico “Avaliação do potencial bioativo do maxixe (Cucumisanguria l.) frente às doenças crônicas não transmissíveis”, publicado na Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia, a inserção do vegetal na dieta humana pode auxiliar na prevenção e tratamento das doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, osteoporose, entre outras, devido aos seus micronutrientes.
Veja, abaixo, 5 benefícios do maxixe para a saúde e como incluí-lo na dieta!
1. Fortalece o sistema imunológico
Rico em vitamina C e antioxidantes, o maxixe contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Esses nutrientes ajudam a combater infecções e a proteger o organismo contra doenças comuns, como gripes e resfriados. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Food Research Center (FoRC), 100 g de maxixe cru e com casca oferecem cerca de 12 mg de vitamina C.
Cuidados importantes
Apesar dos diversos benefícios que o maxixe oferece para a saúde, é importante reforçar que seu consumo não deve, em hipótese alguma, substituir tratamentos médicos ou o acompanhamento profissional. Além disso, o ideal é que ele faça parte de uma dieta equilibrada, variada e saudável, composta por diferentes grupos alimentares que atendam às necessidades do corpo.