Edicase

4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação

Por Edicase

Publicado em 16/05/2025 15:18:26
A proteína texturizada de soja é uma opção poderosa, acessível e cheia de benefícios (Imagem: Nedim Bajramovic | Shutterstock)
A proteína texturizada de soja é uma opção poderosa, acessível e cheia de benefícios (Imagem: Nedim Bajramovic | Shutterstock)

Quando se fala em proteína, é comum pensar em carnes de animais ou ovos. Todavia, para quem segue uma alimentação vegetariana, vegana ou quer reduzir o consumo de alimentos de origem animal, a proteína texturizada de soja (PTS) é uma opção poderosa, acessível e cheia de benefícios.

“A proteína texturizada de soja é feita da farinha de soja desengordurada e pode ter até 70% de proteína. O mais interessante é que ela contém todos os aminoácidos essenciais — algo raro nas proteínas vegetais”, explica a nutricionista Laíta Babio, do Espaço HI, em São Paulo. Dessa maneira, ela pode substituir a carne em termos nutricionais, sem prejuízo para quem busca ganho de massa muscular ou manutenção da saúde.

4. Varie as fontes de proteína vegetal

Embora a PTS seja excelente, é importante diversificar o consumo de proteínas. “Inclua também leguminosas como lentilha e grão-de-bico, além de tofu, tempeh, quinoa e sementes como chia e linhaça. Quanto maior a variedade, melhor o perfil nutricional da dieta”, diz Laíta Babio.

Por Sarah Monteiro

  • Mais sobre: