Edicase

6 motivos para manter o check-up dos animais em dia

Por EdiCase

Publicado em 18/05/2025 18:04:47
Os check-ups regulares permitem que a equipe veterinária identifique mudanças sutis e aja precocemente (Imagem: T.Vyc | Shutterstock)
Os check-ups regulares permitem que a equipe veterinária identifique mudanças sutis e aja precocemente (Imagem: T.Vyc | Shutterstock)

O crescente papel dos animais de estimação como membros integrais das famílias brasileiras evidencia uma nova dinâmica de cuidado. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria Veterinária (Sindan), o mercado pet deve crescer 15% em 2025, reforçando uma mudança na forma como os tutores se relacionam com os animais e assumem a responsabilidade pelo seu bem-estar. 

Nesse contexto, os check-ups de rotina são aliados fundamentais na prevenção de doenças e na promoção de uma vida longa e saudável para os animais. Segundo Nathalia Zini, especialista em comportamento animal da Namu, plataforma de saúde e bem-estar, eles permitem que a equipe veterinária identifique mudanças sutis na saúde dos pets e aja precocemente.

“Durante essas consultas, o profissional pode solicitar exames físicos, revisar o histórico médico do pet e fazer perguntas sobre seu comportamento e rotina diária. Ele também pode recomendar exames ou tratamentos adicionais, se necessário”, explica.

Abaixo, Nathalia Zini lista 6 motivos para manter o check-up dos animais em dia. Confira!

6. Acompanhamento de condições crônicas

Pets com doenças como diabetes, alergias ou problemas de pele precisam de acompanhamento veterinário contínuo, pois a assistência auxilia no tratamento e evita complicações. “O tutor não deve esperar uma crise para buscar ajuda. Às vezes, pequenas mudanças no dia a dia fazem toda a diferença”, alerta a especialista.

Por Mayara Sakumoto 

  • Mais sobre: