Veja as formas de tratamento para a enxaqueca
Por Edicase
Publicado em 19/05/2025 11:47:03Em 19 de maio, o Brasil celebra o Dia de Combate à Cefaleia, uma data dedicada a conscientizar a população sobre a gravidade das dores de cabeça crônicas, em especial a enxaqueca. Esse tipo de condição vai muito além de um incômodo pontual e pode comprometer significativamente a qualidade de vida de quem sofre com episódios frequentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca está entre as doenças mais incapacitantes do mundo. “A enxaqueca impacta a vida das pessoas em diversos aspectos. Além da dor de cabeça latejante, o paciente fica mais sensível à luz, aos sons e ao barulho, sofre com náuseas e tontura e tem uma piora no sono, na atenção e na memória”, explica o Dr. Tiago de Paula, neurologista especialista em cefaleia, membro da International Headache Society (IHS) e da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).
enxaqueca crônica não tem cura, mas tem controle. “A avaliação individual é essencial para recomendação do plano de tratamento mais adequado para cada caso. O médico também poderá auxiliar na identificação de gatilhos e fatores cronificadores da doença, o que é fundamental para o controle das crises”, finaliza o Dr. Tiago de Paula.
Por Maria Claudia Amoroso