Entenda as causas do aborto de repetição
Por Edicase
Publicado em 20/05/2025 16:53:27Recentemente, a apresentadora Sabrina Sato revelou que, em 2024, sofreu duas perdas gestacionais — isto é, dois abortos espontâneos. Em entrevista à revista Glamour, ela afirmou que viveu o luto enquanto trabalhava, passou por internações e dois procedimentos de curetagem, e decidiu compartilhar sua história agora com mais tranquilidade.
O aborto é uma situação mais comum do que se imagina, com incidência de uma em cada cinco mulheres gestantes. “Esse número vale tanto para gestações naturais quanto para os casos de fertilização. O período de maior cuidado é no primeiro trimestre, quando o bebê ainda está se formando, mas o aborto pode acontecer em qualquer momento da gravidez“, explica o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da Clínica Mater Prime, em São Paulo.
mudança de hábitos. “Pode ser necessário realizar uma FIV (Fertilização in vitro) para que a mulher tenha condições de engravidar novamente — e a técnica pode ajudar a selecionar embriões cromossomicamente normais. A gestação deve ser minuciosamente acompanhada pela equipe de especialistas”, destaca o médico.
Com os cuidados necessários, a gestação pode ser levada à diante. “A boa notícia é que, independentemente das causas do aborto de repetição, mulheres que passaram por esta situação possuem 70% de chance de engravidar e ter uma gestação saudável. O mais correto a se fazer é procurar um especialista”, finaliza.
Por Paula Amoroso