Edicase

8 curiosidades incríveis sobre o lobo-guará 

Por EdiCase

Publicado em 21/05/2025 07:13:40
O lobo-guará se destaca por seu porte elegante, pelagem avermelhada e pernas longas (Imagem: Vinicius R. Souza | Shutterstock)

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um dos animais mais impressionantes da fauna sul-americana, e tem no Brasil seu principal habitat. Símbolo do Cerrado, esse canídeo se destaca por seu porte elegante, pelagem avermelhada e pernas longas — características que despertam a curiosidade de pesquisadores, ambientalistas e até de pessoas que se interessam pela vida selvagem. 

Abaixo, confira algumas curiosidades incríveis sobre o lobo-guará! 

1. Não é um lobo de verdade 

Apesar de ser chamado de lobo-guará, esse animal não tem relação direta com os lobos tradicionais do hemisfério norte, como o lobo-cinzento. Ele pertence a um gênero próprio, Chrysocyon, que significa “cão dourado” em grego, e é o único representante dessa linhagem. Isso faz dele um animal único no mundo. Sua aparência, que lembra uma mistura de lobo, raposa e chacal, é resultado da adaptação ao ambiente brasileiro, e não de parentesco direto com outras espécies. 

biodiversidade brasileira. Além disso, é frequentemente citado em lendas, histórias e campanhas ambientais. Sua figura representa a força e a beleza do Cerrado, sendo também um símbolo da necessidade de preservar os biomas nacionais. 

  • Mais sobre: