Edicase

Veja sinais para identificar o câncer de pele

Por Edicase

Publicado em 21/05/2025 19:09:12
O câncer de pele é uma doença silenciosa e agressiva (Imagem: mentalmind | Shutterstock)

O melanoma, embora menos frequente, é um tipo de câncer de pele agressivo e pode ser confundido com uma simples pinta. Recentemente, a atriz Flávia Monteiro disse que precisou passar por uma cirurgia para retirada desse tipo de tumor maligno. “Achei que fosse uma pinta, mas era um melanoma. Tive que fazer uma operação”, contou.

O caso serve de alerta para a importância do diagnóstico precoce e da atenção a qualquer alteração na pele. “O melanoma maligno avançado é uma doença muito agressiva, historicamente com prognóstico ruim, possuindo alto risco de metástase se não for identificado precocemente. Já os tumores de pele não melanoma, como o carcinoma epidermoide e o carcinoma basocelular, são os mais comuns”, explica o Dr. Ramon Andrade de Mello, oncologista do Centro Médico Paulista High Clinic Brazil (São Paulo) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

câncer de pele é a cirurgia, mas a quimioterapia e a imunoterapia também podem ser indicadas, além das terapias-alvo, uma abordagem inovadora que representa um grande avanço tecnológico para a oncologia. Com elas, é possível localizar os alvos celulares e manipulá-los para impedir o desenvolvimento dos tumores”, detalha o médico, que reforça a necessidade de discutir as possibilidades com o profissional de saúde.

Por Maria Claudia Amoroso

  • Mais sobre: