Edicase

7 chás de camomila e seus benefícios para a saúde

Por Edicase

Publicado em 27/05/2025 15:10:33
Chá de camomila com hortelã (Imagem: George Dolgikh | Shutterstock)

O chá de camomila é amplamente conhecido por suas propriedades calmantes e terapêuticas, que o torna uma excelente opção para promover o bem-estar. No entanto, existem diversas variações dessa infusão com outros ingredientes, que potencializam seu efeito, oferecendo benefícios adicionais ao corpo. A seguir, confira como preparar algumas opções e melhore a sua saúde!

1. Chá de camomila com hortelã

Rica em propriedades calmantes, como a apigenina, a camomila tem características sedativas leves que ajudam a relaxar o corpo, melhorando a tensão e aliviando condições relacionadas, como a dor de cabeça. A hortelã, por sua vez, contém mentol, que aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação de resfriamento, diminuindo também os casos de enxaqueca.

Inclusive, no estudo “Analgesic, Anti-Inflammatory and Antipyretic Effect of Mentha spicata (Spearmint)“, publicado no Journal of Pharmaceutical Research International, os pesquisadores identificaram que o extrato metanólico da hortelã apresentou significativas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antitérmicas em animais de laboratório, apoiando o seu uso como um medicamento na medicina popular.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de camomila desidratada
  • 5 folhas de hortelã
  • 1 xícara de chá de água
  • Mel para adoçar

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo, adicione a camomila, as canelas, os cravos-da-índia e o gengibre. Deixe em infusão por 10 minutos. Após, coe o chá e disponha em uma xícara. Sirva em seguida.

  • Mais sobre: