4 livros com temática LGBTQIAPN+ para ler no Mês do Orgulho
Por Edicase
Publicado em 28/05/2025 18:07:21
Em junho é celebrado como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ — sigla que representa lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, pessoas não binárias e outras identidades de gênero e orientações sexuais. É um período dedicado à afirmação de identidades, valorização da diversidade e celebração das conquistas da comunidade.
É também uma ótima oportunidade para destacar expressões artísticas que trazem novas lentes sobre o mundo, como os livros que abordam vivências queer. Essas leituras convidam à reflexão, aproximam diferentes realidades e enriquecem o olhar do leitor com narrativas sensíveis, autênticas e muitas vezes transformadoras.
Veja, abaixo, 4 dicas de livros com a temática LGBTQIAPN+!
1. Tudo que ela me disse

O livro, escrito por Bia Crespo, acompanha a história de Marília, uma nerd — e com orgulho. Seu plano é passar pelo ensino médio sem chamar muita atenção, até enfim poder realizar o sonho de se tornar uma grande diretora de cinema. Quando surge a oportunidade de apresentar os trabalhos escolares em formato de vídeo, a protagonista acredita estar se aproximando do seu chamado.
Mas tem uma pegadinha: os alunos que precisam de uma força no boletim também precisam participar. Ou seja, os populares. A principal deles é Fernanda. Sósia da Avril Lavigne, a menina não perde uma oportunidade de ser o centro das atenções. Só que, entre uma gravação e outra, Marília acaba conhecendo um lado diferente de Nanda — e se deparando com sentimentos que nunca tinha experimentado.
Em meio a filmagens na praia, coraçõezinhos no Orkut e convites exclusivos para matinê, Marília percebe que, para viver um grande amor, talvez tenha que sair de trás das câmeras e se tornar a protagonista da própria história.
caminhos vão se cruzando, a atração entre os dois fica cada vez mais difícil de ignorar.
Enquanto tentam lidar com os próprios medos e dúvidas, os dois vão contar com a ajuda de um grupo de amigos incríveis, que está sempre por perto para dar aquele empurrãozinho quando falta coragem. Afinal, não é todo dia que um garoto encontra um vampiro — e as faíscas brilham em todas as cores.
Por Mariany Bittencourt