4 características do gato da raça pixie-bob
Por EdiCase
Publicado em 31/05/2025 06:26:40
O pixie-bob é uma raça de gato doméstico que chama atenção pela semelhança com o lince-americano, também conhecido como bobcat, mas o que encanta mesmo é seu comportamento amigável, sociável e tranquilo. A sua origem remonta à década de 1980, nos Estados Unidos, quando criadores começaram a selecionar felinos que tivessem um visual selvagem, mas com temperamento adequado para a vida em família. A primeira gata da linhagem foi batizada de “Pixie”, e o nome da raça homenageia essa pioneira.
Abaixo, confira algumas características do gato da raça pixie-bob!
1. Aparência física
Conforme a TICA (The International Cat Association), o pixie-bob é um gato de porte médio a grande, com estrutura corporal musculosa. O dorso é levemente inclinado, com os quadris mais altos que os ombros, o que contribui para seu aspecto selvagem. A cauda curta é uma das marcas registradas da raça e pode variar entre 5 cm até o comprimento do jarrete (parte inferior da perna traseira).
A pelagem pode ser curta ou semilonga, dependendo da variedade (pixie-bob ou pixie-bob longhair), sempre com coloração marrom com manchas em padrão de tabby (rajado). O pelo é denso, macio e resistente ao clima, com uma textura levemente áspera nas versões de pelo curto e mais sedosa nos exemplares de pelo longo. A barriga deve apresentar manchas visíveis, reforçando a semelhança com o lince.
Ainda segundo a TICA, os olhos são grandes e expressivos, podendo variar entre tons de dourado, castanho ou verde-goiaba. As orelhas têm base larga, topo arredondado e, frequentemente, apresentam tufos de pelos, o que acentua ainda mais o visual exótico.
filhote ajuda a formar um adulto seguro e confiante.
Além disso, o uso de reforço positivo — como petiscos ou carinho — durante o adestramento é bastante eficaz. Eles gostam de agradar seus tutores e respondem bem a estímulos interativos, como brinquedos inteligentes ou brincadeiras de caça simulada.