Saiba como identificar e prevenir doenças renais em animais
Por EdiCase
Publicado em 01/06/2025 16:13:15
A campanha Maio Amarelo foi criada para conscientizar as pessoas sobre as doenças renais, que afetam uma parcela significativa da população pet. Segundo dados do Programa de Cuidados ao Paciente Crônico da Petlove, 27% dos animais crônicos acompanhados pela iniciativa possuem doença renal crônica.
Segundo a médica-veterinária Joana Portin, da Petlove, os rins são responsáveis por filtrar e remover substâncias tóxicas do organismo, purificar o sangue, controlar a pressão arterial, produzir enzimas e hormônios, auxiliar na produção de células sanguíneas — como os glóbulos vermelhos — e ainda contribuir para o crescimento e a manutenção dos ossos.
As causas das doenças renais podem variar, passando desde fatores genéticos e idade avançada até infecções, pouca ingestão de água, doenças autoimunes, tumores e exposição a toxinas. Muitas vezes, o tratamento visa retardar a progressão da doença e aliviar os sintomas, incluindo dieta especializada, medicamentos, fluidoterapia e cuidados de suporte.
3. Limpe a caixa de areia
Os felinos são os que mais desenvolvem a doença renal crônica, a prevalência da enfermidade na espécie chega a ser de 30% em gatos com mais de 15 anos, de acordo com estudo publicado pelo Centro Médico de Minnesota, nos Estados Unidos. Joana Portin recomenda que, na espécie felina, além do estímulo hídrico, a limpeza de caixa de areia também entre como um dos principais fatores de prevenção.
“O fato de os gatos reterem a urina devido à caixa de areia estar suja, predispõe muito o desenvolvimento da doença. Portanto, manter o espaço sempre limpo e, se possível, ter mais de uma caixa, é um dos pontos simples e de maior significado da prevenção de doenças renais e também de enfermidades do trato urinário em geral”, orienta.
Além disso, conforme a veterinária, a escolha da areia também pode ajudar na prevenção. “Prefira opções mais claras, sem perfume e que não levantem pó/poeira. Deste modo, você trará mais conforto para o gato e evitando que ele retenha urina”, afirma.
Por Danielle Albuquerque