Edicase

6 dicas de como agir ao resgatar um animal abandonado

Por EdiCase

Publicado em 04/06/2025 06:11:11
Para garantir a segurança e o bem-estar de todos, algumas atitudes durante o resgate dos animais são essenciais (Imagem: Mariia Korneeva | Shutterstock)

Seja por descuido, maus-tratos ou abandono intencional, o número de pets nas ruas chama atenção. Dados do Instituto Pet Brasil apontam que cerca de 4,8 milhões de cães e gatos se encontram atualmente em condições de vulnerabilidade. 

Esses animais ficam expostos a riscos como fome, doenças e atropelamentos. Diante dessa realidade, muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem exatamente como agir. Para isso, a médica-veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Tatiane Aranha, traz orientações fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar do animal e do resgatador. Confira! 

1. Aborde com cuidado e paciência

Conforme a veterinária, o primeiro passo é observar o comportamento do pet. “Animais abandonados podem estar assustados, famintos ou até agressivos por medo. É importante se aproximar com calma, evitar movimentos bruscos e falar em tom suave”, explica. Se possível, ofereça água ou alimento para conquistar a confiança. 

2. Verifique se o animal tem identificação

Alguns pets podem estar perdidos, e não necessariamente abandonados. “Procure por coleira de identificação, plaquinhas ou até microchip, que pode ser lido em clínicas veterinárias”, orienta Tatiane Aranha. Caso o animal pertença a alguém, essa pessoa pode estar o procurando desesperadamente.  

Após o resgate, é indicado levar o animal ao veterinário (Imagem: Standret | Shutterstock)

quem os acolhe

Por Camila Crepaldi

  • Mais sobre: