Edicase

7 meios de adotar um animal de estimação

Por EdiCase

Publicado em 04/06/2025 07:11:10
A adoção responsável pode transformar a sua vida e a do animal (Imagem: hedgehog94 | Shutterstock)

Ter um animal de estimação é abrir espaço para amor, felicidade e uma companhia fiel dentro de casa. Cães e gatos têm o poder de alegrar o ambiente e melhorar o bem-estar físico e emocional dos seus tutores. Eles são parte da família e retribuem o carinho com afeto, lealdade e presença constante. 

Adotar um animal de estimação é um gesto de compaixão e responsabilidade. Ao invés de comprar, escolher a adoção ajuda a dar uma nova chance a bichinhos abandonados ou em situação de risco. O mais interessante é que existem diversas formas de realizar isso de forma segura e consciente, tanto presenciais quanto online. Veja! 

1. Abrigos e ONGs de proteção animal

Abrigos e ONGs (Organizações Não Governamentais) atuam resgatando animais em situação de abandono, negligência ou maus-tratos. Esses locais oferecem alimentação, cuidados veterinários e socialização básica enquanto procuram por um lar definitivo para os animais. 

Ao adotar nesses espaços, o tutor conta com um processo de triagem que busca garantir que o pet será bem acolhido. Além disso, muitos animais já saem vacinados e até castrados. A adoção por ONGs costuma ser gratuita ou com contribuição simbólica para cobrir os custos dos cuidados. 

filhotes de ninhadas inesperadas ou estão cuidando temporariamente de animais encontrados na rua. A vantagem é que você pode conhecer pessoalmente o animal e o ambiente de onde ele vem. Além disso, quem cuida do pet pode compartilhar detalhes sobre seu comportamento, alimentação e saúde. 

  • Mais sobre: