Edicase

6 dicas de arquitetura para o seu negócio vender mais

Por Edicase

Publicado em 04/06/2025 11:16:06
A apresentação do ponto de venda pode influenciar a performance dos negócios (Imagem: BearFotos | Shutterstock)

Em um cenário econômico desafiador e com um mercado cada vez mais competitivo, a arquitetura tem se revelado um fator estratégico crucial para o sucesso dos negócios. Mais do que só estética, o projeto arquitetônico é responsável por transmitir os valores da marca, proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor e até otimizar custos operacionais. A apresentação do negócio no ponto de venda pode influenciar, diretamente, até mesmo na performance de vendas.

Com um segmento acirrado como o de franchising, equilibrar a equação entre investimento inicial, custos operacionais e faturamento é palavra de ordem. Isso porque, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 13,5% em faturamento no ano de 2024, em relação a 2023. 

Para as arquitetas especializadas em varejo e franquias, Pamella Gonçalves e Carina Guevara, sócias do escritório Arquitetura de Consumo, a padronização visual é um dos principais pilares do sucesso de uma rede de franquias. “A arquitetura garante que o cliente reconheça a marca, independentemente do local que esteja. A identidade visual, os materiais utilizados, a disposição do mobiliário, tudo contribui para uma experiência coerente e reconhecível”, explica Pamella Gonçalves.

Segundo ela, cada detalhe do ambiente também deve ser pensado para facilitar a produtividade. “Franquias que investem em arquitetura estratégica não apenas criam espaços mais atraentes, como também aumentam seu desempenho operacional e comercial. O ponto de venda é a extensão física da marca e precisa comunicar isso com clareza e impacto”, afirma.

Para ajudar empreendedores nessa tarefa de aumentar a performance do seu negócio, as especialistas listam 6 dicas de arquitetura para impulsionar o ponto de venda. Confira abaixo!

6. Tecnologia integrada ao ambiente

A incorporação de tecnologias ao espaço físico é essencial para modernizar a operação e elevar a experiência de compra. “Incorporar tecnologia no ponto de venda é uma tendência que veio para ficar. Totens de autoatendimento, painéis digitais e sistemas de gestão de filas melhoram a operação e a experiência do cliente. Mas atenção: esses elementos precisam estar harmonizados com o design do ambiente para não parecerem inserções forçadas”, finaliza Pamella Gonçalves.

Por Beatriz de Mello

  • Mais sobre: