Edicase

15 respostas para dúvidas sobre doação de sangue

Por Edicase

Publicado em 10/06/2025 17:13:10
A doação de sangue pode ajudar a salvar vidas (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

A doação de sangue é um ato simples, voluntário e solidário que pode salvar muitas vidas. Cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas, tornando esse gesto um dos mais significativos que alguém pode realizar em prol do próximo. Além disso, manter os estoques dos bancos de sangue abastecidos é fundamental para o funcionamento seguro e eficiente do sistema de saúde.

No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, o que equivale a 14 pessoas a cada mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa baixa adesão pode estar relacionada, em grande parte, à desinformação sobre o processo de doação.

Para reverter esse cenário, campanhas como o Junho Vermelho ganham força ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Além disso, em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para reconhecer os doadores que ajudam a salvar vidas e incentivar mais pessoas a adotarem esse gesto de solidariedade.

Com o intuito de esclarecer dúvidas e combater os mitos mais comuns sobre o procedimento, a médica hematologista Camila Gonzaga, do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), respondeu às principais perguntas sobre a doação de sangue. Confira!

15. É permitido doar sangue todos os meses?

Não. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações. Já as mulheres podem realizar até três doações por ano, com intervalo mínimo de três meses.

Por Juliana Moreno

  • Mais sobre: