Edicase

5 vantagens do exercício físico para idosos

Por Edicase

Publicado em 11/06/2025 14:12:31
A prática regular de atividade física promove uma melhor qualidade de vida e maior independência aos idosos (Imagem: Evgeny Atamanenko | Shutterstock)

O envelhecimento da população não é mais uma previsão: é uma realidade em curso. Até 2025, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o número de idosos superará o de crianças em todo o planeta. No Brasil, o último Censo, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a população idosa com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões de pessoas,15,8% da população do país.

Para o docente Rodrigo Soares Azevedo, coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, o exercício físico é um dos pilares da qualidade de vida nessa fase. “A partir do exercício, é possível estimular a memória, a atenção e o raciocínio, fatores essenciais para a independência e a qualidade de vida dos idosos. Outro ponto é a interação social, que muitas vezes acompanha as atividades em grupo. Esse aspecto contribui ainda para o fortalecimento dos laços comunitários e a prevenção do isolamento social”.

A seguir, confira as 5 vantagens do exercício físico para idosos segundo o especialista!

1. Fortalecimento muscular

Com o avanço da idade, ocorre uma diminuição natural da massa muscular e da força, conhecida como sarcopenia. A prática de atividades físicas, especialmente aquelas que envolvem exercícios de resistência, pode ajudar a combater essas perdas, aumentando a força muscular em idosos. Isso contribui diretamente para a manutenção da autonomia nas atividades cotidianas, como subir escadas, carregar compras e realizar tarefas domésticas.

Alzheimer.

Por Deiwerson Damasceno Dos Santos

  • Mais sobre: