4 dicas para queimar gordura abdominal de forma eficaz
Por Edicase
Publicado em 11/06/2025 17:41:29
Ao tentar reduzir medidas na região do abdômen, muitas pessoas recorrem a exercícios específicos, como as abdominais, acreditando que eles são a chave para eliminar a gordura localizada. No entanto, essa ideia está longe de refletir como o corpo humano realmente funciona.
Segundo o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, não é possível direcionar a eliminação de gordura para uma área isolada — o processo envolve o organismo como um todo. “Não existe queima de gordura localizada. A gordura é eliminada de forma sistêmica, ou seja, de todo o corpo, com base no metabolismo e no déficit calórico”, explica.
Conforme o profissional, as abdominais sozinhas não reduzem a gordura abdominal. “Essa questão sobre as abdominais é comum porque as pessoas associam o esforço da região à queima de gordura localizada, mas o que acontece é o fortalecimento muscular, ou seja, mesmo que você tenha músculos abdominais definidos, eles podem continuar encobertos por gordura se o foco não for a perda de peso geral”, esclarece.
Embora não eliminem gordura localizada, as abdominais são fundamentais para fortalecer o core, prevenir dores nas costas e melhorar a postura. O ideal é que façam parte de uma rotina equilibrada, que inclua alimentação adequada e treinos variados — sempre com orientação profissional para um plano personalizado e seguro.
A seguir, Tauan Gomes compartilha estratégias que vão além das abdominais para quem busca reduzir o percentual de gordura e definir o abdômen. Confira!
definição muscular. “A modalidade que tem levado grande crescimento na Europa e por todo o mundo, chamada Hyrox — ou treinamento híbrido —, é uma combinação de treino de força, potência e cardio em uma única sessão. Ela intensifica a queima de gordura, não só no abdômen, mas em todo o corpo, tornando o core mais firme e definido”, explica o profissional.
Ele também destaca os benefícios duradouros desse tipo de treino. “Essa combinação pode queimar até 5 vezes mais calorias do que o treino convencional, devido ao efeito EPOC (Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício), que mantém o metabolismo acelerado por até 48 horas — seja em casa, na academia ou no box — e é eficaz para todos os níveis de experiência, desde iniciantes até avançados”, conclui.
Por Tayanne Silva