Edicase

5 cuidados com animais que praticam atividade física

Por EdiCase

Publicado em 12/06/2025 19:20:28
Animais que praticam atividade física precisam de cuidados especiais (Imagem: Maples Images | Shutterstock)
Animais que praticam atividade física precisam de cuidados especiais (Imagem: Maples Images | Shutterstock)

Se tem uma coisa que o brasileiro redescobriu nos últimos tempos é o prazer de estar ao ar livre. Ciclovias e parques têm ficado cada vez mais cheios de pessoas praticando atividades físicas. E muitas delas ainda contam com um incentivo a mais para isso: a possibilidade de estar com seus pets. Os cães, por exemplo, têm se tornado um estímulo para os seus tutores se tornarem mais ativos, como em corridas, caminhadas, trilhas e aulas pet friendly.

Segundo o “Vigitel 2006-2023: prática de atividade física”, do Ministério da Saúde (MS), cresceu de 30,3% para 40,6%, entre 2009 a 2023, o número de pessoas que praticam atividades físicas no tempo livre, como caminhada, musculação, natação, artes marciais, corrida, ginástica, futebol, entre outras. 

“Paralelo a isso, também vivemos em um momento de humanização dos pets, que são tratados muitas vezes como filhos e membros da família. Então é natural que eles façam cada vez mais parte da rotina dos tutores, inclusive em suas atividades físicas […]”, explica a médica-veterinária de GranPlus (BRF Pet), Mayara Andrade.

Neste contexto, confira algumas dicas de como manter a saúde de animais que praticam atividade física com os tutores!

5. Consulte um veterinário

Mayara Andrade destaca que, para definir a dieta e os cuidados ideais com o pet ativo, o tutor deve sempre consultar um médico-veterinário de confiança. Esse profissional indicará o alimento adequado, a quantidade correta e realizará check-ups regulares. Além disso, orientará sobre exercícios físicos e cuidados pré e pós-atividade, como vacinação, vermifugação e proteção contra ectoparasitas.

Por Ana Kucera

  • Mais sobre: