11 mitos e verdades sobre o vinho tinto
Por Edicase
Publicado em 14/06/2025 12:20:12O vinho tinto é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de uvas escuras, sendo conhecido por seu sabor marcante, aroma envolvente e variedade de estilos. Rico em tradição e cultura, ele costuma estar presente em comemorações, encontros românticos, jantares especiais e em momentos de relaxamento. Durante os dias frios, ganha ainda mais destaque, já que sua temperatura de consumo mais elevada e sua intensidade ajudam a aquecer e tornar a ocasião mais acolhedora.
Além disso, o vinho tinto proporciona benefícios à saúde, graças ao resveratrol. “É um potente antioxidante presente na casca da uva e potencializado pela fermentação do vinho tinto”, explica o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (EUA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente da pós-graduação CNNUTRO.
Segundo o médico, o resveratrol e outros polifenóis da bebida contribuem “para a dilatação arterial, melhorando a circulação, com efeito antiplaquetário e neuroprotetor, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a sensibilidade à insulina. Mas, como toda bebida alcoólica, o vinho deve ser consumido com moderação”, afirma.
Abaixo, confira alguns mitos e verdade sobre o vinho tinto!
1. O vinho tinto tem antioxidantes do bem
Verdade. O vinho tinto é rico em resveratrol, flavonoides e taninos — compostos com ação antioxidante que contribuem para o combate aos radicais livres e a proteção celular.
vinhos que sobram também podem ser aproveitados em receitas e drinks.
Por Edna Vairoletti